quinta-feira, 17 de setembro de 2009

20 ANOS DE DUPLAS SERTANEJAS

Acredito que já encheu a paciência. São vinte anos de leonardos, zezés, etc.
Nenhum movimento musical durou tanto. A bosa-nova ficou na história, teve uns cinco anos de destaque. Pudera! Os artistas tinham muito talento. Tom Jobim, Nara Leão, João Donato, Sérgio Mendes, João Gilberto. Muitos deles ainda fazem sucesso no exterior, com João Gilberto e Sérgio Mendes.
Por sua vez, a Jovem Guarda que contagiou o Brasil e mudou os constumes do jovens de então teve seu domínio de 1964 a 1972. A TROPICÁLIA, com Gil, Caetano, Gal, Tom Zé conviveu a partir de 1967 com a Jovem Guarda e durou menos de 5 anos. Do pessoal da Jovem Guarda, Jerry Adriani e Wanderley Cardoso, deram lugar aos bregas românticos Fernando Mendes e José Augusto. Roberto Carlos dedicou-se ao estilo romântico, fazendo músicas para apaixonados.
Por que duplas sertaneja atravessaram a década de 90 e ainda são sucesso.? A resposta é simples o gosto do brasileiro não está para a música, mas simplesmente para mídia. Os empresáerios investem em propaganda, programas pagos, divulgações em rádio e televisão também pagas para manter essa turna na mídia e ganham muito dinheiro com shows com muita luz, coreografia, e dançarinos, mas pouca qualidade musical. Exceto para as orquestas que os acompanham que são de bom nível para sustentar letras e interpretações em sua maioria paupérrimas.
Precisamos avançar em nossa música. Qual o maior sucesso dos últimos cinco anos, ou deste ano? É uma dupla sertaneja. E o pior é que todas elas são iguais, como a maioria dos irmãos que as formam. Fala-se até numa dupla de irmãos que só fazia dublagem nos shows e as gravações eram feitas por outros. Coisa macabra! Eu queria ver essa turma cantando individualmente ou com o Roberto Carlos ou com qualquer outro tenor.
Precisamos mudar. A mídia tem que atentar pra isso! Chega de tantos afinos e mais desafinos!

2 comentários:

  1. Costumo dizer que, hoje em dia, o nome de Deus é @. Nada é espontâneo na mídia de massa. Até os sertanejos, que vem de onde se esperaria vir a essência da natureza, vivem cheios de pupurina. As letras são indizíveis... Horríveis mesmo. Boas colocações! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre o politicamente correto faz sentido. Obviamente, cada um tem o direito que escutar o que quer, mas 20 anos dessa chatice... eu não mereço!
    A democracia dos blogs nos permite isto: vocifero!
    Gostei do seu blog. Podendo, dê uma passadinha neste que acabo de inaugurar:

    www.cronicasderobertolima.blogspot.com

    tem sempre uma bela canção à espera de quem chega por lá.

    abraço grande do

    roberto.

    ResponderExcluir