domingo, 14 de junho de 2009

NOSSO ULTRAPASSADO CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

Estima-se que aproximadamente 70% do espaço aéreo mundial não sejam cobertos pelos radares terrestres, que ajudam no monitoramento dos aviões.
O novo sistema ADS, que passa a funcionar inicialmente na rota América do Sul-Europa, é parte de uma série de mudanças que estão sendo feitas pelo Brasil para aderir ao modelo mundial de controle aéreo CNS/ATM (sigla em inglês), que significa Comunicação, Navegação, Vigilância/Gerenciamento de Tráfego Aéreo.
Tecnologia há, mas entre nos é superada pela burocracia doentia imperante no Estado brasileiro. Estima-se que esse sistema somente estará completamente instalado no Brasil dentro de 20 anos.
Os aviões estão caindo hoje! Isso em rotas nacionais, como aconteceu com o BOING da GOL na Amazônia em 2006; e internacionais, como sucedeu há dias com o AIRBUS VOO 447 da AIRFRANCE..
Deve-se observar que Neil Armstrong, estando na lua, comunicou-se com o centro espacial de Huston, de viva voz. No entanto, numa simples rota entre continentes o homem não se está comunicando, levando a perecer muitas vidas.
Onde é que está o atraso, no capitalismo ou na ciência? Navegação aérea é tecnologia, não se pode supor nem arriscar, tampouco deixar pra depois. Será que o sistema Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B) não poderia entrar em operação dentro de 5 anos, pelo menos?

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