sexta-feira, 1 de maio de 2009

DIA DO TRABALHO OU DIA DO TRABALHADOR

Desde 23 de Abril de 1919, quando o senado francês ratificou o dia de 8 horas e proclama o dia 1º de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiram que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
O Dia do Trabalho nasceu de lutas das classes trabalhistas em face do capital, tido por alguns durante largo período da história como “hostes opressoras”. Muita conquista houve durante os últimos anos, notadamente o acesso de líderes sindicalistas ao poder político, como ocorre no Brasil.
Mas será que a visão de um presidente operário é a mesma de operário presidente?
Por que os sindicalistas são os mais capitalistas do líderes sociais? Têm como bandeira o socialismo, mas agem como neo-liberalistas avançados?
No Brasil, temos que convir que a melhor comemoração para esse dia seria o trabalho, notadamente o dos políticos e o de todos aqueles que direta ou inderetamente participam a atuação estatal.
Precisamos valorizar o homem, o trabalho e a verdadeira democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário